sábado, 12 de julho de 2014

Como Criar as Personagens da tua História [DICAS]

Planear o que vamos escrever nem sempre é algo negativo, muito pelo contrário. Escrever, reler e voltar a alterar por vezes é bem produtivo. Mas claro, uma ideia sem personagens é igual a uma família só com uma pessoa.
As personagens são tudo numa história. As suas diferentes personalidades,  atitudes e  conexões umas com as outras, por vezes, é um processo complicado. Então, eu criei este post para ajudar no processo de criação de uma personagem.

Carrega em "Ler Mais"


Primeiro de tudo, precisas de escolher um nome. A escolha do nome por vezes não é fácil, eu sei, mas existem vários critérios por onde podes-te guiar. 

Escolhe em que idioma queres o nome.
Procura nomes nesse idioma.

Ao encontrares os vários nomes, terás de escolher um. Existem vários factores que ajudam-te a escolher, como por exemplo:
O significado do nome
Se dá ou não para torná-lo num diminutivo/apelido
Começar pela letra do nome da pessoa que inspirou aquela personagem
etc

NOTA: Aqui tem alguns sites com nomes em vários idiomas e os seus significados
Significado dos Nomes Names in English Japanese Name Generator (Google.com)

Depois de teres o nome próprio, tens de procurar o sobrenome.
Eu pessoalmente, quando chega à parte do sobrenome, vejo como fica ao pé do nome próprio. Ou seja, se soar bem, fica, senão ficar bom, eu troco até ficar bom xD

Depois de teres o teu nome escolhido, deverás decidir as características físicas e psicológicas da tua personagem. Eu tenho aqui um formulário, dividido por tópicos, que costumo de usar para este processo:

Nome:
Idade
Nacionalidade:
Recentemente está a viver (Caso mude de país/cidade/etc):

Cabelos:
Olhos:
Altura:
Peso:

Sobre a personalidade (Qualidades e defeitos):
Sonhos/Gostos:
Medos:
História/Passado (até ao momento do inicio da narrativa):

Relação com as outras personagens (Trama):
NOTA: Estes pequeno formulário ajuda-te a ficares na pele da personagem e a não esqueceres de pormenores importantes da mesma.
Quanto ao estilo (roupa), têm de ter cuidado porque o nosso estilo por vezes reflecte a nossa personalidade. Então, é sempre bom que a personagem se vista de acordo com a sua personalidade e que tenha objectos característicos da sua história/passado, pois assim é mais fácil relacionar as várias personagens umas com as outras.

Tipos de personagens

As personagens são criadas de acordo com os sentimentos que irão provocar no leitor. Existem vários tipos de personagens, como por exemplo:

Heróis - Os herois nunca têm um passado "perfeito", porque caso tivessem, não iriam criar aquela relação de simpatia entre o leitor e o herói, pois o leitor como sabe que ele sofreu, quer vê-lo a triunfar. Muitas das vezes, não têm um pai ou uma mãe (ou perderam algum ente querido que tivesse um impacto enorme na sua vida; sofrem de alguma critica social, etc etc.

Personagens com doenças terminais - É muito comum o protagonista ter alguma doença que o irá matar no final da história. Esse tipo de personagem cria uma relação de afeto com o leitor, uma vez que o leitor sabe que vai perdê-lo(a). Normalmente, o uso deste tipo de personagens serve para "garantir" o público, porque apesar de toda a gente saber como termina, têm aquela esperança que vai acontecer um milagre (e já agora, para ser diferente dos outros, podia acontecer -.-)

Personagens ingénuas - As personagens inocentes estão reflectidas naquelas personagens que vêm de vilas/arredores de cidades/campo/distritos com poucas pessoas, e vão parar em lugares como as grandes cidades/ambientes muito diferentes  àqueles que estavam habituados e deparam-se com vários sentimentos "negativos" provocados pelas situações, nas pessoas ao seu redor. Este tipo de personagem também pode reflectir-se nas personagens com grandes características sonhadoras, onde iram ver que os obstáculos são muito mais difíceis do que pensavam e dadas as situações, começam a mudar a sua personalidade. Estas personagens criam uma relação de vitima para com o leitor, ou seja, o leitor sente a necessidade de as "proteger" e ficar do seu lado para o que der e vier.

Personagem pobre/rica - Estas personagens costumam de apresentar sempre dificuldades no seu dia a dia, especialmente na relação com as outras pessoas. Independentemente da quantidade de dinheiro, são infelizes e isso faz com que o leitor queira "ajudá-los" a encontrar a felicidade.

Agora que já sabes como criar personagens, do que é que estás à espera de começar a escrever a tua história?

Maria - xx

8 comentários:

  1. Quando escrevi meu livro eu não fiz tudo isso, e garanto que foi um erro, mesmo as editoras o aceitando. Sei lá, eu não planejei muito bem os personagens e creio que a aparência deles dentro do livro ficaram muito vagas. Nos próximos livros eu com certeza farei algo bem mais organizado. Essas são dicas valiosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não costumava de fazer isso e depois acontecia-me o que aconteceu contigo...! Passei a organizar não só as personagens como os capítulos, assim conseguia visualizar melhor a história e os acontecimentos.

      Eliminar
  2. Não fiz muitos da lista com os personagens do livro que comecei a escrever, mas como ainda estou no começo acho que ainda dá tempo. Gostei muito das dicas.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso ter aqueles tipos de personagens numa história xD. Aquilo foram só exemplos para explicar melhor o que eu queria dizer com o facto das personagens criarem determinadas emoções no leitor. Mas como eu explico muito bem as coisas, o mais certo é ter confundido ainda mais as pessoas que estão a ler xD

      Eliminar
  3. Olá ^^ gostei deste post kkk , estou a escrever uma fic , por acaso no teu site , e era disto q precisava, pena não teres escrito antes de começar ;( mas pronto, não faz mal :) Gostei e vou usar as dicas mesmo assim, ainda só fiz o primeiro capitulo , né

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, no teu caso, ainda dá para fazeres as alterações que quiseres, porque ainda vai bem no inicio. É sempre mais complicado quando já vai avançadinho hihihi!

      Eliminar
  4. Adorei as dicas!! Eu estou a escrever um policial e vou sem dúvida usar estas dicas para melhor criar as personagens.
    Venha ver o novo post do blog e deixar um comentário!!!!! Fico à sua espera!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom planear bem as personagens para depois as coisas não ficarem incoerentes x)! Boa sorte com o teu policial!

      Eliminar