quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O que fazer quando temos um bloqueio criativo?

Não consigo lembrar-me de nada da manhã de ontem,... Se me perguntarem que aulas tive, eu direi as aulas, salas e professores. Agora, se me perguntarem, com quem estive nos intervalos, sobre o quê que conversei, quem vi, e onde está a m**** do meu cartão, eu não saberem responder, porque não consigo lembrar-me de nada a não ser algo de rotina. O que é muito estranho. A minha semana começou extremamente mal, e quando pensava que não podia piorar, ai vem a vida dizer: Parabéns, perdeste o cartão Maria! Agora, precisas de comprar um novo para só usares durante o resto do ano letivo! Life's a Bitch
Eu nunca perdi coisas assim importantes, não sei porquê que isto aconteceu >.<!! O pior, é que eu tenho a sensação que o tinha colocado dentro da carteira, mas já procurei em tudo o que é lado, e nada dele... agora, vocês podem perguntar: Para quê que precisas de cartão? Oras, se não tiver cartão, não entro na escola. Embora a ideia de não entrar por culpa do cartão, seja muito tentadora, não posso fazer isso xD...
Enfim, acho que agora, não poderá mesmo piorar... certo?

Carrega em "Ler Mais" para continuares a ler


O Que fazer quando temos um bloqueio criativo?

É usual muitas escritoras encontrarem-se, num momento da sua história, com um bloqueio criativo. Na minha opinião, é a coisa mais comum no universo. Eu, pessoalmente, já tive um ou outro bloqueio criativo, em que levei as férias de verão todas, só para escrever um capítulo. Por tanto, aqui vão algumas dicas, para superar esse bloqueio, que aqui entre nós, nunca vem em boa hora.

1º LVV
Lê muito, vê muitas séries e vê muitos filmes, decerto, que algo vai surgir :)!

2º Escrever uma shortfic/oneshot/Imagines
Eu normalmente tenho bloqueios quando tenho outras ideias, completamente desadequadas e diferentes, para outras histórias. Por mais que queira terminar uma história para começar outra, por vezes, tenho de fazer pausas para não dar em louca. Por exemplo, eu estou a escrever Ao Som da Música, mas neste momento, não ando muito motivada e estou com uma ideia para outra história, de um fandom e de uma 
época completamente diferentes. Então, eu vou dar uma pausa no Ao som da Música e escrever uma short com as ideias que tenho. Assim, estará sempre a fluir alguma coisa, e quando terminar, posso voltar a escrever Ao Som da Música.

3º Re-lê o que escreveste
Se não sabes o que escrever a seguir, lê o que escreveste anteriormente, pode ser que te tenhas esquecido de alguma "ideia inacabada" que introduziste atrás, para continuares à frente.

Não há muito que fazer quando isto acontece, por vezes, nada resulta a não ser esperar pela santa inspiração... De qualquer maneira, espero que alguma destas três dicas, resulte com vocês :)

Maria - xx

7 comentários:

  1. Eu bem sei o que é isso /:
    mas uma pessoa como eu
    que é totalmente viciada no pormenor e na perfeição
    dá em louca mesmo só com uma fic.
    É por isso que só consigo fazer oneshots.
    Já a Unexp. Princess é a que me motiva mais,
    estou acima do cap 30, mas parei já faz um tempo xD
    só que é a única que me agrada e eu vou continuar...

    Words-by-Ricci.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Amei seu design! Segue?
    http://opachegueii.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas!!! Realmente há dias em que o cérebro simplesmente pára, né??
    Venha ver o novo post do Conhecendo o Mundo, esta semana em Honolulu no Havai!!!! Fico à sua espera!!!
    Beijos :)
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. espero que encontres o cartão :// boa sorte :/ desculpe nunca mais ter passado aqui nem na blogosfera, mas estou com um bloqueio criativo não só para as minhas histórias como para posts. :/ vou por em prática as dicas ;) ainda à espera que leias HP :) a propósito, não encontroo o segundo livro de TMI. bis, carolina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei por encontrar o cartão, ou melhor, alguém encontrou-o e devolveu-me *o*!
      Nem me fales no HP T-T...! Tive a ver o 1º filme, pq acho q nunca o tinha visto hahahahahahaha e fez-me impressão ver os miudinhos com 11 anos :o! De qualquer das formas, continuo sem tempo para ler, nem HP, nem TMI, nem nada! A n ser o livro horroroso q vou ter de apresentar este periodo T-T!
      Vê se tem na fnac. Na fnac costuma de ter sempre tudo hahahahah!!

      Eliminar