quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Conhecimento


Olá! As aulas já começaram faz dois dias e eu mal posso esperar pelas próximas santas ferias! E com isso, trago mais um momento de reflexão... O Conhecimento! Será que eu possuo conhecimento? Será que tu possuis conhecimento? Será que nós possuímos conhecimento? 
Interessante, se pensarmos um bocadinho.

"Para sabermos alguma coisa, não basta adivinharmos, mesmo que acertemos, por maior que seja a confiança que depositamos no nosso palpite..."

Para continuares a ler, carrega em "Ler Mais"
"Então, além da crença verdadeira, que mais é necessário para termos conhecimento?" O conhecimento precisa de ser uma crença verdadeira, é verdade, é necessário, mas não é o suficiente. Essa crença verdadeira precisa de ser justificada com evidencias, provas e razões, segundo determinados critérios para demonstrar a a verdade das  afirmações. Por exemplo, não basta acreditarmos (crença) que o ser humano vem dos macacos, é preciso saber que essa afirmação é verdadeira, de facto, os seres humanos vêm dos macacos! Mas, é necessário justificar. É preciso dizer que o ser humano vem dos macacos em base nas semelhanças morfológicas, em base na parecença entre os DNA's (DNA Híbrido) e em base nas teorias evolucionista ( teoria neodarwinista).

Agora que percebeste o que é necessário para termos conhecimento, possuis conhecimento?

Mais importante, qual é a origem do conhecimento?

Tudo tem uma origem. A água tem uma origem, as nuvens têm uma origem, o universo tem uma origem. O mesmo sucedesse com o conhecimento, e levantou uma grande e importante questão: " Qual é a origem do conhecimento?". A esta pergunta, disputaram duas teorias. A teoria Racionalista, em que apoia que a origem do conhecimento advém da razão, e a teoria Empirista, que afirma que a origem do conhecimento advém da experiência sensível.
Os empiristas apoiam que a mente e o conhecimento são meras tábuas rasas em que só pode ser preenchida por ideias que derivam de um órgão sensível por acção de um objecto sensível  Já os racionalistas afirmam que a mente não pode ser uma tábua rasa e põe em causa a verdade da experiência sensível, que por vezes, pode ser enganadora, passando assim a concluir, que o conhecimento é inato e que só pode ser preenchido pela razão e não pela experiência sensível. 

Outras questões apareceram, mas a que mais meteu-me a pensar foi esta: " E Deus? Será que Ele existe?"

Se formos pensar de maneira racionalista, Deus existe, já que existem coisas perfeitas, como a terra e o mar, ou até mesmo o pensamento, que o ser humano, como ser imperfeito, jamais poderia criar. Logo, isso leva-nos a crer na existência de um ser perfeito para criar coisas perfeitas, e assim sendo, podemos também concluir  sobre a nossa própria existência já que "pensamos, logo existimos" (- Descartes).
Mas se formos pensar de uma maneira diferente, de uma maneira empirista, diríamos que é absurda a ideia de Deus existir. Se segundo esta teoria, a mente é uma tábua rasa que só pode ser preenchida pela experiência sensível, poderemos afirmar que Deus existe, tal como afirmamos que a neve é fria e branca? De facto, a neve é fria, se fores lá tocar, verás que é fria. De facto, a neve é branca, tu vês a neve e ela é branca. Mas será que Deus existe? Tu consegues ouvi-Lo? Consegues senti-Lo? E tocar-Lhe? Não consegues não é? Não consegues preencher o conhecimento com a experiência sensível, o que leva-te a pensar que Ele não existe, porque tudo o que a experiência sensível não capta, é considerado inexistente.

E tu? o que é que pensas? Possuis conhecimento? Qual é a tua "Team"? Empirismo ou Racionalismo? E Deus?

E foi isto, momento de reflexão.

Maria - xx

Sem comentários:

Enviar um comentário