quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Destino Turístico, Barcelona

La Pedrera, de Antonio Gaúdi
Barcelona, uma cidade de sonho. Hoje levar-vos-ei numa visita guiada por Barcelona, uma cidade maravilhoso e encantadora. Uma Cidade digna de se visitar, pelas suas artes. Barcelona tem varias "Partes", mas só darei a conhecer a que mais me cativou quando lá tive, O CIRCUITO GAUDIANO , pelo qual esta maravilhosa cidade é conhecida.
 Para continuares a ler, carrega em "Ler Mais"
Não reblogue, nem com créditos. Plagiar é CRIME.

Parque Guel

                 Barcelona, a maior capital do mediterrâneo se dispões a entrar no terceiro milénio da sua história com  o aspecto e energia de uma jovem debutante. Os jogos olímpicos de 1992 permitiram desenvolver os seus atractivos tradicionais ( aberto e acolhedor com um clima ensolarado). Modernizou-se completamente mediante da construção de um novo aeroporto, de novas áreas residenciais, de lazer e de serviços, a renovação do seus sistema de comunicação e o rejuvenescimento geral da sua aparência urbana.
                     O visitante que volta à cidade após uma ausência de dez anos, descobrirá uma cidade diferente e melhorada.
                   Pablo picasso formou-se em Barcelona, na mesma cidade que viu nascer Joan Miró e Antoni Fápies. Estes grandes nomes do séc. XIX prolongam a ancestral relação entre Barcelona e as Artes Plásticas, que faz da capital mediterrânica uma CIDADE DAS ARTES
         


Figura 1, "Dona i Ocell" escultura de Joan Miró 
no parque do L'Escorxador.
 (Esta escultura simboliza uma mulher a segurar um pássaro, segundo a guia turística.)


                  A imagem de Barcelona está relacionada com o famoso arquitecto Antonio Gaúdi. Conhecer as suas obras é um dos principais objectivos dos visitantes da cidade. "La Pedrera" é talvez, o lugar mais indicado para iniciar o circuito Gaudiano.
                            Após um multimilionário processo de restauração, começando na metade dos anos 90, La Pedrera oferece um aspecto esplêndido e não só na sua fachada. Os acessos do prédio levam até aos pátios de iluminação, exibem de novo os frescos, originais e bem coloridos espaços.

Figura 2, "La Pedrera", edifício desenhado por
 Antonio Gaúdi.  ( tive a oportunidade de lá ir e de facto, é um ponto a visitar, simplesmente magnifico.)

                 Não muito longe de La Pedrera, encontra-se outra famosa construção Gaudiana: A casa Battló. Nesse prédio, o projecto de Gaúdi (partindo de uma construção já lá feita), contituiu em acrescentar dois andares, reconstruindo o primeiro e mudar a aparência total do prédio.
   


Figura 3, "Casa Battló", uma construção de Antonio Gaúdi,
(Infelizmente, não tive oportunidade de a ver por dentro, mas queria)


                           Mas a viagem não acaba aqui, a famosa Sagrada Familia ( obra que hoje em dia, encontra-se inacabada), tendo esta umas dimensões pouco frequentes. É um monumento de cento e setenta metros de altura, constinuido por quatro colunas enormes e outras pequenas, faltando algumas colunas. É um monumento religioso e lindo. Podemos observar cada traço da sua arquitectura e os seus mais pequenos detalhes.


Figura 4, "Sagrada Familia", obra de Antonio Gaúdi.
( tive a oportunidade de a visitar, e de facto, é enorme)

                  E a viagem continua, já um pouco mais longe, encontra-se o Parque Guel, obra de maior dimensão em Barcelona. Este Jardim-Cidade tem, aproximadamente, vinte Hectares de extensão. É um jardim cheio de alegria e cor, incluindo nele, um lagarto muito colorido, símbolo do jardim.

Figura 5, "Lagarto do Parque Guel"



Mapa em 3D sobre os principais lugares turísticos.

E é com muita pena, que acabo esta visita por Barcelona. Ainda à muito mais por descobrir e desvendar sobre esta maravilhosa cidade Espanhola, mas isso... isso terás de ser tu e ver com os teus próprios olhos, porque eu já o fiz.



2 comentários: