segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Primeiro Semestre + A Vida Universitária

É com um enorme prazer que comunico que terminei o primeiro semestre e com sucesso! 
Confesso que no inicio do semestre as coisas estavam meias para o negro, mas no final, nem acabei assim muito mal! E mais importante, passei a quase tudo (até pq ainda não sei uma das notas do recurso aka estupor da física, mas em principio só terei de repetir a prática... ou não :o), e com notas razoáveis! Não está mau, tenho colegas em situações mais complicadas. Então, yeah, para começar, estou satisfeita! E incentiva-me a tirar melhores notas no próximo semestre.

Carrega em "Ler Mais" para continuares a ler
A universidade é completamente diferente do secundário. Apesar do grau de exigência e peso ser muito superior, não andamos tão "stressados".
Lembro-me que no secundário, mais no 12º que é quando as coisas começam a apertar e a derradeira verdade a aproximar, o pessoal andava demasiado preocupado com o "ser o melhor" para garantir a entrada na faculdade. Não toda a malta, porque nós sabemos que há malta e há malta. Então, existe aquele nervosismo e tremenda preocupação com o facto de alcançarmos notas suficientes para entrarmos na universidade.

Na faculdade, é simplesmente diferente. Não é sobre competirmos uns com os outros (algo que é muito usual no secundário), se bem que uma competição saudável pode incentivar-nos pela positiva. Até porque na universidade existe de tudo: O melhor aluno pode ser uma desgraça no estágio e o pior um espetáculo. Obviamente também temos aqueles que são bons aos dois e os que são maus aos dois (esses ai deveriam ponderar escolher outro curso). Tal como uma das minhas professoras disse, "As notas não influenciam o nosso desempenho no estágio, mas que é preciso ter boas notas até lá, é. Sejamos honestos.".

Outro ponto positivo é de facto, a existência de veteranos, excelentíssimos veteranos, excelentíssimos veteranos doutores (Não tenho a certeza se esse estatuto está 100% designado corretamente), doutores, um que eu não me lembro e duxce. Normalmente, o pessoal do 1º ano obtem a maior parte da ajuda dos alunos dos anos seguintes. Infelizmente, os alunos que têm um maior acesso a uma maior quantidade de informações/exercicios/cadernos diários/etc são os que participam na praxe. Agora, não é obrigatório participar na praxe para ter acesso a isso. Existem pessoal dos anos seguintes que não aderiram à praxe e também têm cadernos, manuais, etc que vos podem passar, pode é não ser tão precisos quanto aos da praxe. Tal como, se tiverem uma turma espectacular como a minha, o pessoal da praxe partilha tudo o que recebe dos padrinhos e madrinhas. Mas ainda há uma terceira opção: Conhecer veteranos.
Quando fui para a faculdade, achava que não conhecia ninguém. Yeah, para a minha enorme surpresa, tenho duas ex-colegas de secundário em dois outros cursos e três (que agora são 5) veteranas que já conheço desde miúda que por coincidência, estão no mesmo curso que eu. Então, eu tenho acesso a tudo o que o pessoal da praxe tem sem participar na praxe. 
Esta ultima opção é a mais indicada para quem não achou piada à praxe.

Aqui entre nós, a faculdade tem horários relativamente flexiveis, o que é bom para aquelas pessoas que têm passatempos. Não aconselho a terem hobbies no primeiro semestre, que como toda a gente sabe, é um período de adaptação e não é fácil. Depois de ultrapassar este primeiro semestre, vocês já têm alguma flexibilidade de como gerir o vosso tempo, então, podem começar a ponderar inscrever-se em atividades extracurriculares. O que até pode ser bom para algumas pessoas, de modo a desanuviar dos estudos.
Neste segundo semestre, vou experimentar um mês de dança (kpop <3), uma vez por semana, a ver se consigo conciliar as duas coisas. Se ao final do mês a coisa não estiver bem, saio das aulas. Easy as that.

Maria - xx

2 comentários:

  1. eu quero ir para universidade o ano que vem, as pessoas fala que é otimo mas é um pouco sufocante, mas quero ter uma formação melhor.
    Com carinho, Hina || Aishiteru em Contos ||

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo a faculdade como algo sufocante, mas como tinha mencionado, no inicio foi complicado. Felizmente adapto-me rápido e tive uma base forte de amigos e familiares a ajudarem-me. Não vou dizer que será tudo um mar de rosas, porque não é, especialmente se fores estudar para longe de casa. Mas acabas por te habituares e perceberás que vale a pena.
      No fim de tudo, é uma nova, completamente diferente e desafiadora experiência.

      Eliminar