domingo, 3 de novembro de 2013

Como escrever uma boa história? [Dicas]

Uma boa história não é sinónimo de muitas páginas. Uma boa história é sinonimo de qualidade. No entanto, pode ser uma boa história e ter muitas páginas (vocês iriam se assustar com as páginas que já tenho, em qual capítulo vou e em que parte da história estou), uma coisa não implica a outra. Para ser uma boa história, precisa de ser diferente. Acredito que todas as histórias são diferentes, a sério que acredito, mas há histórias que são parecidas e isso não é bom, porque nós não lemos já que sabemos como é que irá acabar, como foi o caso de hush hush. Na minha opinião, achei o Hush Hush muito parecido com a coleção The Immortals Series, por isso é que nem sequer cheguei a acabar de ler. Era muito previsível o desenrolar da acção, e ninguém gosta de coisas previsíveis. Uma boa história cativa o leitor e está sempre a prendê-lo, fazendo com que o leitor não consiga parar de ler. Isso sim, é uma boa história.

Carrega em "Ler Mais" para continuares a ler


Existem muitos tipos de histórias, mas eu só vos vou falar daquelas mais conhecidas com Fanfictions.
Fanfictions, como o próprio nome indica, é uma história fictícia que um fã escreve. Mas, hoje em dia, histórias originais, sem laços verídicos, também podem ser consideradas fanfictions. 
Pessoalmente, acho mais fácil escrever uma fanfic com o fandom outro do que com o fandom de algum famoso. Fandom, para quem não sabe, é um conjunto de fãs de uma determinada coisa, por exemplo, uma série, ou uma estrela de cinema, ou até mesmo um livro. Exitem mil e um fandoms, portanto, têm muito por escolher.

1º Tema e Género
Este primeiro passo é crucial para o desenrolar da história. Precisas de escolher um tema, por exemplo, algo relacionado com o mundo futurista. Depois, deves definir o género, por exemplo, ser um romance, uma aventura, um polical, etc etc etc.


2º A Escolha do Fandom

A Escolha do fandom, é decididamente, um dos primeiros passos. Tens de pensar sobre o quê que gostarias de escrever. Sobre algum famoso? Banda...? Ou a tua série preferida?
Na minha opinião, os fandoms mais difíceis de se escrever, são aqueles que possuem pessoas famosas e reais. Tens de ter em atenção os acontecimentos verídicos, às personalidades desconhecidas e, especialmente, com o que achas que acontece e que não acontece. Tu não conheces essas pessoas, tu não convives com elas todos os dias, e isso, torna tudo mais complicado. Por isso, é importante colocares características que tenhas a certeza que pertencem a essa pessoa, e que (no caso das bandas), coloques todos eles com uma personalidade diferente, ou que pelo menos, se distingam entre si.

Nota: Caso escolham um fandom de pessoas reais e não queriam escrever uma história verídica, podem criar as personagens como quiserem, uma vez que apesar de usares os nomes reais, não passa disso.

3º A Protagonista

Depois de teres escolhido o fandom, terás de criar as personagens, nomeadamente, a protagonista. A Protagonista não precisa ser inspirada em ninguém, tal como não precisa de ter aquela personalidade de m**** que nada lhe atinge, é idiota com todos os que a rodeiam e acha que só a ela é que acontecem cenas más. Sério, muitas das fanfics que vemos por ai, tem esse ser irritante como protagonista. Não sabem fazer uma protagonista mais simples e que facilmente a leitora consiga ver-se nela. 
Terás de pensar num nome e sobrenome. Nas características físicas e psicológicas. Na sua história e passado.

Dica: Não façam passados estupidamente dramáticos, isso torna-se irreal e impossível.

4º O Título
Para mim, é muito importante ter um titulo antes de começar a escrever... apesar de no final eu querer mudá-lo. Sim, eu não sei escolher títulos de jeito, e isso vê-se na minha recente fanfiction, Ao Som da Música...! Mas, mesmo assim, é muito importante a escolha do título. Tem de ser cativante e remetente ao assunto da história .

5º Os Capítulos

É assim, os capítulos não precisam de ter vinte páginas, mas também não precisam de ter três. Um capítulo muda de autor para autor. Podes mudar de capítulo na entrada e/ou saída de personagens, em mudanças de cenário, em mudanças de assunto, etc. Eu não tenho nenhuma preferência, no que toca a mudar de capítulo, aquilo é tipo, quando calhar, eu mudo.
Capítulos curtos são enganadores. Evitem-os. Um bom capítulo tem de conter descrição, acontecimentos pousados e mais importante, um bom diálogo entre as personagens. Agora digam-me, como é que se faz estes três passos num capitulo de 3 páginas? Pois, não se faz.

6º Sinopse
Existem dois tipos de sinopses. Aquelas que contam a história e aquelas que dão um excerto da história. Eu prefiro o excerto. Acho que é mais sugestivo e não te restringe tanto, uma vez que a sinopse é basicamente a primeira coisa que colocamos ao pé da fanfic. Na minha fanfic, eu usei o seguinte excerto:

"-O que raios foi aquilo!? - Perguntei, mal o casal Jonas fechou a porta.
- Nada oras. - Respondeu - O que é que eu fiz?
- O que é que tu fizeste!? - Perguntei, num sussurro alto - Tu disseste para Nova Iorque inteira que estamos juntos! Nós não estamos juntos! Porquê que disseste isso!?
- Não estamos? - Perguntou, confuso. - Quero dizer, eu beijei-te, é meio óbvio que sinto algo por ti. Pensei que... - e calou-se, ao aperceber-se da minha expressão assustadora - Opá, que estivéssemos juntos. Sei lá! O que é que era suposto pensar? Não beijo tudo o que aparece à frente" - Capítulo 6, Ao Som da Música

É uma sinopse sugestiva e não em está a restringir nada, uma vez que já escrevi esse capitulo há algum tempo.

7º Procurar um site especializado em fanfictions
Existem alguns sites especializados em fanfictions, mas, o unico problema, é que são brasileiros, ou seja, dependendo da beta que tiveres, irão traduzir o português de portugal para brasileiro. Obviamente, há betas, como a minha do site AllTimeFics, que adora o meu português e fez questão de não o alterar, deixando-o no português original. Mas, a minha beta do FFOBS, traduz o meu português para brasileiro :s

Sites:

Agora, se me perguntarem qual deles tem uma melhor qualidade e/ou melhores Betas, eu não saberei responder. Agora, se me perguntam qual deles tem melhores fanfics, eu diria que é o AllTimeFics ou o FFOBS. Obviamente, também tem boas fanfics nos outros. Para colocarem uma fanfic num desses sites, precisam de ter uma beta. De qualquer das formas, eles explicam, em cada site, o seu processo de obtenção de Beta e essas coisinhas todas ;)

E foram estas as minhas dicas!

Maria - xx

10 comentários:

  1. Excelentes dicas!!! Eu adoroooo escrever!!
    Também já a pus nos afiliados!! Obrigada:)
    Beijos!!
    http://fashion--and--you.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. ADOREI as dicas! São todas muito boas, essenciais e fáceis de se executar >-< Você é boa nisso, Alves-san! *u*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D eu fico sempre com receio que as pessoas não percebam o que eu tento explicar, porque eu construo frases muito compridas, e isso torna-se um problema xD.
      Own, obrigada Gaby-chan <3

      Eliminar
  3. Boa, gostei da cronologia!
    Provavelmente seria essa a ordem que tomaria pra escrever -qq
    E ainda bem que postaste os links prás fanfictions,
    vou deixar de postar no AD (:

    http://words-of-ricci.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a ordem que para mim faz mais sentido. É a ordem que me dou melhor x)
      Hahahahaha, finalmente vais seguir o meu conselho ;). Esses sites ai são bons, agora, tudo depende da Beta que tiveres,... eu tive sorte em me calhar uma das betas que deixou a escrita portuguesa, por isso, com o passar do tempo, é provavel que retire a fanfic do FFOBS e deixe-a só no AllTimeFics, só por causa do pt-pt
      Sem querer ofender ninguém, mas as FF do AD não conseguem evoluir nada, especialmente pelas restrições todas.

      Eliminar
  4. Oi (: Eu estive a ler melhor
    e concordo com a maioria do que dizes...
    Mas talvez não tenhas razão na parte da sinopse,
    digo eu lol, repara...

    As sinopses devem conter informação geral da obra,
    como uma síntese, o género...
    algo que me faça entender o conceito.

    Nessa sinopse aí eu só fiquei a saber que é um romance, entre dois tipos,
    parecem haver problemas algures na relação... e de resto?
    Não sei um pouco da história ou o que pretendes com a fanfic.
    Nessa sinopse acho que, pelo contrário do que dizes,
    é muito mais restritiva o:
    E deste um spoiler muito grande!
    Já sei que eles se vão beijar no capítulo 6 xD
    Ou seja, até ao capítulo 6 andas no rola e enrola cx entendes?

    Fazer sinopse com excertos é uma opção muito boa,
    mas é preciso saber qual retalho do texto exibir ao leitor (:
    Agora falando nisso, acho que a sinopse perfeita seria a junção das duas:
    Uma primeira parte de síntese e um remate final com excerto *O*

    http://words-of-ricci.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vê, é a minha maneira Ana
      Eu não escrevo sinopses em forma de resumo porque eu acabo a escrever a história sem nada ter a ver com a sinopse e isso fica muito incoerente, por isso é que tiro um excerto de algum capítulo antigo.
      Não é mais restritiva, não concordo com isso. É só um excerto, nada mais. Eu prefiro não saber o que a autora pretende fazer com uma fanfic, prefiro ser surpreendida e acho que nisso, não há restrição. É muito mais restritivo se já dizeres o resumo da história e os leitores já souberem do que se trata, independentemente se for uma boa história, se tiver um resumo do género: popular, nerd, romance, ficam juntos no final, não é cativante, é muito restritivo e muito visto. Por isso é que coloco um excerto, que é algo "original" e não dá margem para "preconceitos" como : ah, tema já mto visto, já li um do mesmo género, bla bla bla. Não podes fazer isso nos excertos, pq serão sempre diferentes.

      E eles não se beijam no cap 6 :x. Isso foste tu a calcular xD.

      Mais uma vez, são duas opiniões diferentes.

      Eliminar
    2. Vês? Se eu presumi que eles se beijaram e eles não se beijaram,
      colocaste informação não fidedigna na sinopse x:
      Ou melhor, o Jonas disse "eu beijei-te"
      mas a autora acabou de me dizer que eles não beijaram.
      Isso sim, acaba por ser incoerente /:

      Bom, começo a entender porquê que dizes que não é restritiva,
      eu continuo a não concordar (: (mas isso sou eu, e tu és tu -qq)
      Só que vejo que o excerto é uma forma muito mais delicada E complicada xD
      Mas eu entendo-te perfeitamente,
      só acho que não está correcto dizeres que essa sinopse não é restritiva
      Mas o resto das dicas está de top (:

      http://words-of-ricci.blogspot.pt/

      Eliminar
    3. Ei, eu disse que n se beijaram no Cap seis, mas já se beijaram, senão ficava incoerente. E não foi o Jonas que disse xD. Se o Casal Jonas saiu, obvio que n foi ele.

      Obvio que eu digo uma coisa tu dizes outra, é sempre assim xD. Nunca tamos de acordo, triste realidade :o

      Eliminar